Megaoperação apreende 384 toneladas de sementes ilegais em lavouras do RS

Uma operação de grande porte, batizada de Operação Semente Segura, foi conduzida pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seapi), entre os dias 19 e 22 de maio, para combater o comércio ilegal de sementes no estado. As atividades ocorreram em municípios como Passo Fundo, Soledade, Lagoa Vermelha e Ibiraiaras, focando no combate à venda de sementes sem certificação e fora dos padrões legais.

Durante a ofensiva, foram apreendidas 384 toneladas de sementes irregulares, totalizando um prejuízo estimado de quase R$ 3 milhões para os responsáveis. Em Passo Fundo, foram encontradas 208 toneladas de sementes forrageiras ilegais. Já em Ibiraiaras, além de 176 toneladas de sementes de soja pirata, também foram encontrados defensivos agrícolas armazenados de forma irregular.

As investigações continuam, e os documentos coletados nas fiscalizações permitirão identificar o grau das irregularidades. As multas podem variar de 41% a 80% do valor dos produtos ilegais, dependendo da gravidade da infração. A operação foi realizada pelas unidades especializadas da DECRAB de Cruz Alta e Santo Ângelo, com apoio de fiscais da Seapi.

O alerta das autoridades é para que os produtores rurais adquiram insumos somente de fontes confiáveis e certificadas, com nota fiscal. A venda de sementes sem procedência representa sérios riscos econômicos e ambientais, além de comprometer a segurança e a sustentabilidade do agronegócio gaúcho.

Com a informação Polícia Civil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.