O Banrisul anunciou a instalação de 2 mil novos caixas eletrônicos até 2026, sendo 1 mil ainda em 2025, com a proposta de atender clientes de qualquer banco, incluindo fintechs e bancos digitais. A informação foi confirmada pelo presidente da instituição, Fernando Lemos, durante o evento Conexão CDL, realizado em Santa Maria.
Esses novos caixas reversíveis permitirão saques e depósitos mesmo para pessoas que não possuem conta no Banrisul. Segundo Lemos, a iniciativa visa ampliar o acesso bancário no Rio Grande do Sul, especialmente para quem utiliza bancos digitais que não possuem pontos físicos de atendimento.
“Você pode ter conta em qualquer banco. Vai até o caixa eletrônico do Banrisul, deposita, e o valor entra online na sua conta”, explicou o presidente.
Atualmente, o Rio Grande do Sul já conta com 45 unidades desse novo modelo, e a cidade de Santa Maria deve receber 24 equipamentos em breve. Todos os municípios gaúchos deverão ter pelo menos um caixa eletrônico e um Banriponto.
Além da expansão dos caixas, o Banrisul também destacou avanços na abertura de contas digitais, que já somam 200 mil usuários. As contas podem ser criadas diretamente pelo aplicativo, com assinatura digital e reconhecimento facial, sem necessidade de comparecimento à agência.
Durante sua apresentação, Fernando Lemos reforçou o papel estratégico do Banrisul na economia do Estado, destacando que o banco é responsável por:
45% da captação de poupança no RS
R$ 12 bilhões em crédito rural
R$ 8 bilhões em crédito imobiliário
Ele também destacou a abertura da Vero, maquininha do banco, para não-correntistas, reforçando o conceito de um banco mais aberto e acessível a todos os gaúchos.
Com informações: Diário SM