O Ministério da Agricultura iniciou o rastreamento de ovos para incubação ligados a uma granja de Montenegro (RS), onde foi detectado um foco de influenza aviária de alta patogenicidade. Os ovos rastreados foram enviados para granjas em Minas Gerais, Paraná e no próprio Rio Grande do Sul.
Seguindo os protocolos de emergência, os ovos estão sendo submetidos a medidas de destruição controlada, conforme o plano nacional de combate à gripe aviária e à doença de Newcastle. A granja afetada abriga galinhas matrizes, responsáveis por gerar aves para o setor comercial.
Como resposta internacional ao caso, seis países já suspenderam a importação de frango brasileiro: Uruguai, Chile, México, Argentina, China e União Europeia. O Brasil também interrompeu temporariamente as exportações de carne de frango produzida no RS.
Mesmo sem indícios de que os ovos estejam contaminados, o governo reforça que todas as ações de prevenção estão em andamento para garantir a segurança da avicultura brasileira. Outras nações como Japão, Emirados Árabes e Filipinas avaliam aplicar restrições localizadas.