A Natura &Co anunciou nesta terça-feira (13/5) que aproximadamente 25% da equipe da Avon Internacional será demitida ainda em 2025. O número total de cortes deve atingir cerca de 1,1 mil funcionários, segundo comunicado divulgado junto aos resultados financeiros do primeiro trimestre da companhia.
De acordo com a empresa, a medida faz parte de um esforço urgente de reestruturação, motivado pelo desempenho abaixo do esperado da Avon International e pela volatilidade cambial persistente. “O fato de as receitas da Avon International ainda estarem abaixo do esperado, somado à persistente volatilidade cambial, desencadeou uma aceleração urgente dos esforços de reestruturação para minimizar a saída de caixa neste ano”, diz a nota da Natura.
No primeiro trimestre de 2025, a receita da Avon International somou R$ 1,39 bilhão. O resultado, considerado insatisfatório pela companhia, intensificou os planos de enxugamento das operações.
As demissões, segundo a empresa, já estão em andamento e devem atingir seu ápice nos próximos meses.
Desde o ano passado, a Natura tem avaliado estratégias para simplificar a estrutura da Avon International. Entre as alternativas cogitadas está a possível venda da operação, embora a companhia ainda não tenha confirmado oficialmente essa decisão.
A reestruturação acontece em meio ao processo de transformação e reposicionamento do grupo Natura &Co, que tem buscado melhorar sua eficiência operacional após enfrentar dificuldades financeiras nos últimos anos.
A empresa ainda não informou quais países serão mais impactados pelas demissões nem detalhes sobre os pacotes de desligamento oferecidos aos funcionários afetados.