Presos suspeitos de burlar biometria facial para invadir contas do GOV.BR

A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (13), suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em fraudar o acesso a contas digitais da plataforma GOV.BR, do governo federal. A investigação revelou que o grupo utilizava técnicas sofisticadas de alteração facial para enganar os sistemas de autenticação biométrica.

De acordo com a PF, os criminosos simulavam os traços faciais de outras pessoas, conseguindo assim entrar em contas digitais de terceiros. A partir disso, acessavam dados pessoais e serviços públicos restritos, cometendo uma série de fraudes.

A operação foi realizada simultaneamente em nove Estados: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão.

Os investigados poderão responder por crimes como invasão qualificada de dispositivo informático e associação criminosa. A Polícia Federal segue apurando a extensão da fraude e possíveis conexões com outras práticas ilícitas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.