Leão XIV reabre apartamento papal no Palácio Apostólico

Em sua primeira bênção dominical após ser eleito papa, Leão XIV falou à multidão reunida na Praça de São Pedro, no Vaticano, neste domingo (11), durante a tradicional oração Regina Caeli. Ele fez um apelo pela paz na Ucrânia e em Gaza, com o Vaticano estimando a presença de mais de 100 mil pessoas no evento. Após a celebração, o pontífice também visitou a Capela Sistina.

Leão XIV é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e chegou ao conclave como um nome pouco conhecido internacionalmente. Antes de se tornar cardeal e assumir um cargo de destaque no Vaticano há dois anos, dedicou décadas de sua vida ao trabalho missionário no Peru.

Nesta segunda-feira (12), ele se reuniu com jornalistas na sala Paulo VI e defendeu a liberdade de imprensa, pedindo atenção internacional ao sofrimento de profissionais presos por exercerem seu trabalho. “O sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações”, afirmou. O papa também criticou a polarização e o uso da comunicação para promover ódio e fanatismo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.