A federação Internacional de Futebol (FIFA) realizou uma visita técnica neste domingo, 11, no Beira-Rio, para avaliar as condições do local e quantos jogos o estádio poderá receber na Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027. Porto Alegre foi confirmada como uma das cidades-sede da competição internacional na noite de quarta-feira, 7.
Na ocasião, o prefeito da Capital, Sebastião Melo, anunciou a criação da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027, para coordenar a organização do torneio. A titular da pasta é Débora Rios Garcia, que já comandou a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), e acompanhou a visita técnica neste domingo.
“A visita da FIFA ao Beira-Rio marca um momento histórico para Porto Alegre. Ter nossa cidade como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina é um reconhecimento da nossa infraestrutura e da força do futebol feminino. É também uma oportunidade única de inspirar meninas e mulheres a ocuparem cada vez mais espaços no esporte”, disse Débora.
Esporte popular – Rhiannon Martin, chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da FIFA, explicou que a inspeção teve por objetivo verificar todos os espaços do Beira-Rio, e quantos jogos o estádio poderá receber. “Estamos muito felizes que a Copa do Mundo aconteça no Brasil e desejamos que o futebol feminino se torne mais popular em todo o país, não só nos oito estádios (que receberão a competição)”.
Sobre Porto Alegre, Rhiannon apontou que a escolha foi técnica, com visitas em 2024, para analisar pontos importantes não somente sobre o estádio, mas também sobre o transporte público, e hotéis da cidade, por exemplo.
Critérios – Neste domingo, a FIFA avaliou aspectos do Beira-Rio como local de desembarque das equipes, túnel dos jogadores, segurança, gramado, locais de atividades de mídia pós-jogo, áreas de ingresso, infraestrutura, tecnologia e serviços técnicos.
Data – A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 acontecerá de 24 de junho a 25 de julho de 2027, em Porto Alegre e nas demais cidades brasileiras anfitriãs.
Calendário – Entre os próximos passos, estão a divulgação das datas dos jogos com sede em Porto Alegre e as equipes que vão disputar partidas aqui. Ao todo, 32 seleções integram o torneio. A capital gaúcha formalizou o processo para se tornar cidade-sede em 2023, com documentação enviada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Texto: Prefeitura de Porto Alegre