Trama golpista: STF decide se transforma 7 investigados em réus por tentativa de abolição do Estado de Direito

Durante sessão realizada nesta terça-feira (6), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou favoravelmente à aceitação da denúncia contra sete integrantes do núcleo 4 da trama golpista que teria sido organizada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Os envolvidos são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Caso o voto do relator seja acompanhado pelos demais ministros, os denunciados se tornarão réus no processo.

Entre os sete denunciados estão: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha. Os acusados têm ligação direta com o Exército, a Polícia Federal e o Instituto Voto Legal.

A decisão final será determinada após os votos dos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Cristiano Zanin, que ainda devem se manifestar na sessão. O julgamento faz parte de uma série de processos que investigam a tentativa de ruptura institucional no país.

Com a informação Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.