O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou no dia 3 de maio uma operação de teste nas comportas 1, 2, 4 e 6, como parte do projeto de atualização do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. As estruturas estão localizadas ao longo do Muro da Mauá e foram abertas e fechadas para inspeção técnica.
A operação foi monitorada por especialistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS, além de agentes do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil. A ação faz parte de uma série de melhorias iniciadas anteriormente, que visam assegurar a eficiência do sistema em períodos de alta do nível do Guaíba.
Das 14 comportas iniciais, 3 já foram desativadas com fechamento fixo por estruturas em concreto. Nos próximos meses, os portões 8, 9, 10 e 13 também serão substituídos, com previsão de R$ 3,1 milhões em investimentos. A modernização completa das comportas móveis ocorrerá até 2026.
As estruturas que permanecerão móveis – comportas 11, 12 e 14 – terão projeto novo para resistir à influência dos rios da região. Já as testadas neste sábado, que funcionaram normalmente durante a última cheia em 2024, passarão por reformas pontuais para reforço na vedação e na operação mecânica.
Com a informação PMPA.