Beneficiários do Estadia Solidária em Porto Alegre recebem última parcela em maio

As 2.003 famílias beneficiárias do Auxílio Estadia Solidária dos lotes 1 a 9 receberão, até 30 de maio, a 12ª e última parcela do benefício eventual. A entrega da 11ª parcela ocorreu em abril. Após o pagamento de maio, os beneficiários serão desligados por atingirem o número máximo previsto de repasses mensais.

O Estadia Solidária é um auxílio exclusivo destinado a famílias de Porto Alegre que tiveram de deixar suas casas em razão da calamidade pública provocada pela enchente de maio de 2024. O benefício foi criado para apoiar temporariamente os atingidos que precisaram se abrigar em locais provisórios — como casas de amigos, familiares ou abrigos públicos — até conseguirem um novo lar. Instituído pelo Decreto Municipal nº 22.744, de 14 de junho de 2024, o benefício garantiu o repasse de R$ 1 mil mensais, em até 12 parcelas, cofinanciadas pelo Governo do Estado.

Para acesso ao benefício, foi necessário atender critérios técnicos definidos de forma intersetorial pela Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Humano (SMIDH) e Departamento Municipal de Habitação (Demhab), com base em vistorias nas áreas atingidas. Ao completar um ano de vigência em junho, o Estadia Solidária já contemplou mais de 4.200 famílias. Atualmente, 3.091 famílias seguem inseridas no programa.

Conforme o secretário municipal de Assistência Social, Matheus Xavier, o benefício foi fundamental para mitigar os efeitos da tragédia. “Desta forma, a política de assistência social cumpre sua missão de ofertar serviços e prevenir situações que comprometem a sobrevivência das pessoas. Muitas famílias ficaram sem casa e sem emprego, e o benefício garantiu fôlego para que retomem as suas rotinas”, afirma.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.