A morte do Papa Francisco, na última segunda-feira (21), deu início ao período de luto oficial e aos preparativos para o Conclave, que será realizado no início de maio. Entre os nomes mais cotados para suceder o pontífice está o do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, conhecido não só por sua trajetória dentro da Igreja Católica, mas também por ser torcedor fanático do Internacional.
O caixão de Francisco foi fechado nesta sexta-feira (25), em uma cerimônia privada na Basílica de São Pedro, marcando o início da contagem regressiva para a escolha do novo Papa. Dom Jaime, que atualmente preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ganhou projeção internacional e já é citado por vaticanistas como um possível nome forte para assumir o posto máximo da Igreja Católica.
A notícia de que um colorado pode ser eleito Papa movimentou as redes sociais e gerou reações bem-humoradas entre torcedores do Inter. “Esqueçam Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Agora é copar o Vaticano”, brincou um internauta. A mobilização virtual rendeu até promessas de “invasão à Praça de São Pedro”, com o desejo simbólico de ver um torcedor do clube gaúcho no trono de São Pedro.