Câmara de Viamão rejeita pedido de cassação do prefeito Rafael Bortoletti

A Câmara de Vereadores de Viamão rejeitou, por 16 votos a 5, o pedido de abertura de processo de cassação do prefeito Rafael Bortoletti Dalla Nora (PSDB), apresentado pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos). A solicitação teve como base a condenação do prefeito a nove anos, um mês e 22 dias de prisão em regime fechado por crimes como divulgação de áudios íntimos sem consentimento e corrupção de testemunha. Mesmo com a gravidade das acusações, a base governista garantiu maioria para barrar a tramitação do pedido.

Na justificativa, o deputado Martim alegou que a permanência de Bortoletti no cargo compromete a dignidade exigida para a função pública e destacou ainda outras supostas irregularidades, anexadas ao documento protocolado na Ouvidoria da Câmara. Apenas cinco vereadores — Alex, Eda, Borrega, Eraldo e Jonas — votaram pela abertura do processo de cassação. Apesar da condenação judicial, Bortoletti segue no cargo e responde em liberdade, enquanto aguarda a análise de recursos pela Justiça.

Após a condenação, na última semana, em pronunciamento nas redes sociais, o prefeito afirmou que a decisão de primeira instância não condiz com a realidade dos fatos. “Tenho total fé na justiça e sei que, recorrendo ao Tribunal de Justiça, vamos reformar essa decisão”, declarou. A defesa de Bortoletti também se manifestou por meio de nota, afirmando que vai recorrer da sentença e espera que a condenação seja revertida pelo TJ-RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.