Apesar da onda de calor, aulas estão mantidas no RS

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), anunciou nesta terça-feira (25) que as aulas nas 2.320 escolas estaduais estão mantidas, mesmo com a onda de calor. A informação foi confirmada, em entrevista coletiva, pelas secretarias da Educação (Seduc) e de Obras Públicas (Sop), Raquel Teixeira e Izabel Matte, que informaram que “medidas preventivas” foram tomadas para enfrentar o clima quente. 

O Cpers/Sindicato, que representa os professores, solicitou na segunda-feira (25) que as atividades fossem paralisadas. No entanto, a Seduc afirma que já implementou medidas para lidar com a onda de calor, incluindo a possibilidade de ajustes nos horários de entrada e saída das escolas. Além disso, as atividades físicas serão suspensas durante os picos de calor, garantindo a segurança dos estudantes. 

A ampliação da hidratação também foi estabelecida, com foco em oferecer mais água para os alunos. O cardápio da merenda escolar foi adaptado para oferecer opções mais leves e frescas, adequadas ao clima quente. Outra ação é a reorganização das atividades ao ar livre, priorizando espaços cobertos e ventilados para evitar o desconforto e garantir o bem-estar de todos.

Investimento

A Seduc também afirma que já liberou um investimento de R$ 180 milhões, para ser utilizado para a aquisição de ventiladores, bebedouros e outros equipamentos que ajudem a melhorar o conforto térmico nas unidades de ensino. Trata-se do programa “Agiliza Educação”, do qual os recursos já foram depositados nas contas das unidades escolares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.