A atriz cubana Lisandra Silva, de 37 anos, compartilhou em suas redes sociais que foi hospitalizada após utilizar o medicamento Ozempic com o objetivo de emagrecer. No relato feito na última sexta-feira, 1º, Lisandra contou que o uso do remédio, prescrito por um médico, resultou em uma queda acentuada nos níveis de açúcar no sangue, o que a levou a procurar ajuda médica.
A Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, ainda não comentou o caso. A medicação, cujo princípio ativo é a semaglutida, foi originalmente desenvolvida para o controle de diabetes tipo 2 em adultos, em conjunto com dieta e exercícios, mas vem sendo usada de forma não controlada para perda de peso, o que preocupa especialistas.
Lisandra descreveu o momento crítico em que precisou pedir ajuda ao pai de seus filhos enquanto passava mal. “Tive que fazer uma ligação para o pai das crianças quando senti que estava desmaiando e meus filhos estavam dormindo ao meu lado”, relatou a atriz. Ela fez um apelo aos seguidores para que priorizem um estilo de vida saudável ao invés de medicamentos: “Meu ‘Ozempic’ é dieta ayurveda, meditação e exercício na natureza.”
Alerta de especialistas para uso estético de Ozempic
Associações médicas, como a ABESO e a SBEM, publicaram notas alertando sobre o uso inadequado de medicamentos para emagrecimento, como o Ozempic. Eles destacam que o uso indiscriminado pode expor pessoas a riscos e que tratamentos antiobesidade precisam de acompanhamento médico rigoroso.
O comunicado ressalta a necessidade de uma abordagem criteriosa para a obesidade, que é uma doença crônica e multifatorial, e pede que o uso de medicamentos seja feito exclusivamente sob prescrição e supervisão médica para evitar complicações e estigmas em torno dos tratamentos.