Horário de Verão será decidido na próxima semana, anuncia Ministério

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciará na terça-feira (15) a decisão sobre a adoção do horário de verão no Brasil em 2024. Após antecipar seu retorno de férias, Silveira se reunirá com especialistas para avaliar a necessidade da medida, considerando a grave crise hídrica que afeta o país e o possível impacto no sistema elétrico.

De acordo com o ministro, a adoção do horário de verão poderá ajudar a evitar problemas maiores, especialmente no período de maior demanda de energia, entre outubro e dezembro. A decisão será fundamentada em dados fornecidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que sinalizou a importância da medida.

A crise nos reservatórios brasileiros é uma das piores desde 1950, e a falta de chuvas ameaça o fornecimento de energia elétrica. Por isso, Silveira enfatizou que, se for necessária, a medida será implementada rapidamente para minimizar os riscos.

Além disso, o ministro afirmou que a possível volta do horário de verão não terá impacto nas eleições deste mês, já que a decisão será feita com tempo suficiente para que os setores se adaptem.

Com a informação Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.