Projeto de ferrovia que liga litoral gaúcho ao Paraná é retomado pela ANTT

Após uma pausa para adequações, o ambicioso projeto de construção de uma ferrovia que conectaria Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a ser analisado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A iniciativa, de responsabilidade da empresa Doha Investimentos, prevê uma linha férrea de 1.549 quilômetros e tem o potencial de transformar a logística regional.

A proposta, inicialmente apresentada em agosto de 2023, havia sido temporariamente suspensa para que a empresa pudesse ajustar o projeto às novas legislações. Em julho deste ano, a ANTT decidiu retomar a análise e solicitou à Doha Investimentos informações complementares.

Caso seja aprovado, o projeto prevê a concessão da linha férrea à Doha Investimentos por um período de 99 anos. A empresa, que afirma contar com investimentos russos, também está envolvida no licenciamento para a construção de um porto em Arroio do Sal.

Apesar do otimismo da empresa, há quem questione a real intenção da Doha Investimentos em relação ao projeto ferroviário. Algumas fontes do setor especulam que a empresa possa estar apenas demarcando o traçado da ferrovia com o objetivo de futuras negociações, sem a intenção de executar a obra a curto prazo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.