O Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), está liderando o estudo CuidAR — uma iniciativa nacional que visa reduzir a morbidade e os custos associados ao tratamento da asma no Brasil.
O projeto pretende incluir 960 participantes que serão acompanhados ao longo de 12 meses em unidades básicas de saúde (UBS) distribuídas pelas cinco regiões do país. Além do acompanhamento clínico, os pacientes terão acesso a importantes exames diagnósticos e de monitoramento, como a medição do pico de fluxo expiratório e a espirometria, fundamentais para o controle adequado da doença.
No mês passado, o projeto avançou significativamente com o fechamento de novas parcerias em seis cidades: Encantado e Cruzeiro do Sul, no Rio Grande do Sul; Cabedelo, na Paraíba; São Caetano do Sul e Mauá, em São Paulo; e Corbélia, no Paraná. Esses novos polos reforçam a estratégia de expansão nacional da iniciativa, que segue em busca de novos centros de saúde para atingir a meta de 40 unidades participantes.
O estudo permanece com o recrutamento aberto, focado em pacientes com diagnóstico de asma não controlada. “A ideia é oferecer um acompanhamento sistematizado e baseado em evidências, além de fortalecer as práticas de cuidado primário e reduzir internações e complicações associadas à doença”, destaca a equipe do Hospital Moinhos de Vento.
Com a expansão do CuidAR, a expectativa é melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes e promover um modelo de cuidado mais eficiente e sustentável para o Sistema Único de Saúde.