Ednaldo Rodrigues é afastado da presidência da CBF por decisão judicial; Fernando Sarney assume como interventor

Na tarde desta quinta-feira (15), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, que também nomeou Fernando Sarney, um dos vice-presidentes da entidade, como interventor responsável pela convocação de novas eleições.

Segundo o magistrado, a medida visa garantir a legitimidade da administração da CBF e a regularidade do processo eleitoral. Em sua decisão, Zéfiro destacou:

“Pelo exposto, determino: 1- o afastamento da atual diretoria da CBF; 2- que o vice-presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade.”

A crise no comando da CBF se agravou na última semana, quando chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) dois pedidos formais pedindo a saída de Ednaldo Rodrigues. As solicitações foram feitas pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e por Fernando Sarney, que apontaram supostas irregularidades em um acordo firmado no início deste ano. Segundo os autores dos pedidos, a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, teria sido falsificada no referido documento, o que comprometeria a legalidade do processo que levou Rodrigues ao comando da entidade.

Agora, Fernando Sarney terá a missão de conduzir a CBF em um momento delicado, com a responsabilidade de organizar um novo pleito conforme determina o estatuto da entidade. Até a posse da nova diretoria, ele exercerá as funções administrativas do cargo.

A decisão pode marcar mais um capítulo de instabilidade na alta cúpula do futebol brasileiro, em um momento em que a seleção se prepara para desafios importantes, e o nome de Carlo Ancelotti continua em evidência como o futuro técnico da equipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.