Uma ação da Força-Tarefa do Programa Segurança dos Alimentos resultou na apreensão de 700 quilos de produtos alimentícios impróprios para consumo em David Canabarro, no Norte do Rio Grande do Sul. A operação ocorreu nesta terça-feira (15) em três supermercados da cidade, onde foram identificadas diversas irregularidades.
Entre os itens recolhidos estavam carnes, embutidos, mel, bebidas alcoólicas e produtos de padaria. De acordo com os fiscais, os principais problemas detectados foram falta de identificação da origem dos alimentos, validade vencida e inadequações na rotulagem.
Além dos alimentos, também foram apreendidas unidades de álcool cuja venda é proibida em estabelecimentos comerciais. Todo o material foi inutilizado no local, devido ao risco à saúde pública.
Participaram da operação representantes do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), incluindo o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, e a promotora Aline Beatriz Bibiano, da comarca de Casca. A ação contou ainda com apoio de agentes do GAECO/MPRS, Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Estadual da Saúde, SEAPI e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).
A fiscalização faz parte de uma série de ações preventivas para garantir a segurança alimentar da população e combater a comercialização de produtos irregulares no estado.