Vereador é indiciado por desviar material de construção destinado a família carente em Canela

A Polícia Civil de Canela, na Serra Gaúcha, indiciou o vereador João Alessandro Port Silveira (MDB) por desvio de materiais de construção que deveriam ter sido entregues a uma família em situação de vulnerabilidade. Os itens haviam sido destinados pela Secretaria de Assistência Social do município em outubro de 2024.

Silveira atuava, na época, como secretário adjunto de Assistência Social e coordenador da Defesa Civil. Ele foi preso em flagrante no dia 25 de março deste ano e responde pelos crimes de peculato, falsidade ideológica e receptação. A Justiça converteu a prisão em preventiva. A defesa do vereador ainda não se manifestou.

Documentos falsificados e material desviado
De acordo com o delegado Vladimir Medeiros, responsável pela investigação, o parlamentar induziu a família beneficiária a assinar documentos, como se tivesse recebido os itens. Isso configura falsidade ideológica, já que os dados inseridos nos documentos públicos eram falsos.

O material desviado, composto por um “kit casa” (com alvenaria, madeira, cobertura, esquadrias, instalações elétricas e hidráulicas) e um “kit banheiro”, totaliza um valor aproximado de R$ 29 mil.

A investigação localizou os materiais em uma propriedade rural do vereador, situada na localidade de Canastra Alta, zona rural do município.

Com o indiciamento formal, o caso será encaminhado ao Ministério Público, que poderá oferecer denúncia à Justiça. Se condenado, o vereador pode pegar penas que somam mais de 10 anos de prisão pelos crimes atribuídos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.