A proposta deste trabalho é Levar o cinema para dentro das escolas como um instrumento pedagógico e sensível, que desperta o olhar crítico e promove o debate sobre o território, o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Neste projeto, o desenvolvimento sustentável do litoral norte é colocado em debate a partir de um filme, trazendo a questão do saneamento, drenagem, urbanização e preservação da natureza para análise dos professores, estudantes e especialistas convidados.
Sobre o filme:
O curta socioambiental e poético Um Córrego Cheio de Vida apresenta a rica biodiversidade do curso d’água da Avenida Frederico Westphalen e a beleza das Alamedas dos Eucaliptos, em Imbé-RS. Através de depoimentos de especialistas em desenvolvimento, engenharia, natureza e infância, o filme propõe uma reflexão sobre o modelo de crescimento urbano e as consequências das grandes obras que ameaçam a fauna, a flora e o bem-estar coletivo, bem como traz a reflexão de como as futuras gerações terão a disposição a rica e peculiar biodiversidade do Litoral Norte Gaúcho.
O projeto Litoral em Cena acontece entre os dias 08 de abril e 24 de junho e estará nas seguintes escolas do litoral gaúcho:
ABRIL
8/04– Escola 9 de Maio- Imbé
14/04– Escola Rural- Curso Técnico Meio Ambiente- Osório
28/04- Escola José Quartiero – Torres
MAIO
6/05– Escola Luiz Moschetti- Capão da Canoa
12/05– Escola Luiz Moschetti- Capão da Canoa
JUNHO
10/06- Escola Prudente de Moraes- Osório
24/06- Instituto Riachuelo- Capão da Canoa
________________________
Este trabalho é uma produção do TemQueVer Cinema em parceria com o Quintal Aroeira.
Apoio: NIDI (Núcleo de Imagem e Dança de Imbé), Pomar Poético e Colarte (Coletivo de artistas independentes do litoral norte gaúcho)