Asteroide que passará perto da Terra pode atingir a Lua

O Telescópio Espacial James Webb, operado pela Nasa, capturou imagens recentes do asteroide 2024 YR4. Segundo atualização divulgada pela agência na quarta-feira (2), a probabilidade de o corpo celeste colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032 é de 0,004%.

As imagens foram obtidas com o uso dos instrumentos NIRCam (Near-Infrared Camera) e MIRI (Mid-Infrared Instrument). A NIRCam registrou a luz refletida do asteroide, enquanto o MIRI capturou a emissão de luz térmica. As observações visam identificar as propriedades físicas do corpo celeste e monitorar seu trajeto para avaliar qualquer risco potencial ao planeta.

De acordo com especialistas, o histórico de aproximações de asteroides com a Terra inclui eventos mais significativos do que o previsto com o 2024 YR4. Em dezembro de 2024, um asteroide de cerca de 30 metros de diâmetro passou a uma distância de aproximadamente 29 mil quilômetros da Terra. Já em abril de 2029, está prevista a passagem do asteroide Apophis, com mais de 300 metros, a cerca de 32 mil quilômetros do planeta.

O asteroide 2024 YR4 também deve passar a 3.093 quilômetros da Lua, o que levanta a possibilidade de colisão com o satélite natural. Com base nas análises da Nasa, a chance de impacto com a Lua é de 3,8%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.