Mercado é interditado e carne vencida há quatro anos é apreendida no Noroeste do RS

Uma operação de fiscalização no município de Independência, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, resultou na interdição de um mercado e na apreensão de cerca de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo, incluindo carne vencida há quatro anos. A ação ocorreu na última quarta-feira (2), e fez parte do Programa Segurança dos Alimentos RS.

De acordo com o Ministério Público do RS, que participou da força-tarefa, o mercado apresentava péssimas condições de higiene e comercializava uma ampla variedade de produtos sem procedência, como queijo, cachaça, vinho, mel, ovos, aipim, carvão e carnes. Também foram encontrados álcool 92º e medicamentos cuja venda é proibida em estabelecimentos comerciais.

O promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, classificou o cenário como um dos piores já encontrados em fiscalizações. “Havia muita carne vencida desde 2020, além de outros produtos totalmente impróprios para o consumo humano”, relatou.

Além do mercado interditado, dois açougues também foram fiscalizados. A ação contou com a participação da promotora Carolina Zimmer, de Três de Maio, e teve apoio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), da Vigilância Sanitária Municipal, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

As autoridades seguem investigando se há outras irregularidades e possíveis crimes sanitários cometidos pelos responsáveis pelos estabelecimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.