COLUNA | Governo Federal cancela campanha institucional sobre o Pix

O Palácio do Planalto decidiu cancelar a campanha institucional sobre o pix que havia sido encomendada pelo governo Lula em janeiro para conter a crise gerada por rumores de mudanças no sistema de pagamentos. Segundo o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, a decisão partiu do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, que optou por não levar adiante a divulgação das peças publicitárias. Prevista para janeiro e depois adiada para março, a campanha não será mais veiculada.

A campanha teria como foco reforçar a segurança e a gratuidade do pix, além de destacar o sistema como um “patrimônio nacional”. O objetivo era combater informações falsas sobre uma possível taxação do serviço, hipótese que o governo federal sempre negou. No entanto, com a diminuição do impacto da crise, Sidônio avaliou que a campanha só deveria ser veiculada caso estivesse “bem feita”.

Apesar do cancelamento, a Secom chegou a encomendar peças publicitárias a uma agência de publicidade. A assessoria do ministro, no entanto, afirmou que a campanha “nunca esteve programada oficialmente”. O cancelamento marca o desfecho da resposta do governo à crise iniciada em janeiro, quando uma portaria da Receita Federal gerou incertezas sobre novas regras de fiscalização do pix.

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