Alinhamento raro de todos os planetas do Sistema Solar poderá ser visto nesta sexta-feira

Um fenômeno astronômico raro está prestes a acontecer e promete chamar a atenção dos amantes da observação do céu. Nesta sexta-feira (28), todos os planetas do Sistema SolarMercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – estarão alinhados e poderão ser observados a olho nu, desde que as condições meteorológicas favoreçam a visualização.

O alinhamento planetário vem se formando desde janeiro, mas atingirá seu auge nesta sexta-feira, quando Mercúrio se juntará à mesma linha de visada dos demais planetas. Esse fenômeno ocorre devido às diferentes velocidades com que os planetas orbitam o Sol. Enquanto a Terra leva 365 dias para completar uma volta ao redor da estrela, Júpiter leva 12 anos, tornando esse evento extremamente raro.

A próxima vez que os planetas estarão dispostos da mesma forma ocorrerá somente no século 25, daqui a aproximadamente 400 anos.

Como observar o fenômeno?

Para visualizar o alinhamento planetário, não será necessário o uso de telescópios ou binóculos – embora esses equipamentos possam facilitar a experiência. Especialistas recomendam procurar um local com horizonte oeste desimpedido, longe de obstáculos como prédios, árvores e morros. Além disso, uma noite limpa, sem nuvens, favorecerá a observação.

O auge do fenômeno será nesta sexta-feira (28), mas ainda haverá uma segunda chance de visualização na quarta-feira (4), quando a Lua estará mais afastada, reduzindo seu brilho e facilitando a visibilidade dos planetas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.