Brasil terá primeira vacina 100% nacional contra dengue a partir de 2026

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (25) a produção da primeira vacina 100% nacional contra a dengue, que será disponibilizada a partir de 2026. Com produção em larga escala, a meta inicial é fornecer 60 milhões de doses anuais, atendendo ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa WuXi Biologics, será de dose única, representando um avanço no combate à doença.

Além da vacina contra a dengue, o governo também firmou acordos para fortalecer a indústria de saúde, incluindo a construção da primeira planta produtiva de insulina da América Latina, a criação de uma vacina contra a gripe aviária e o desenvolvimento de um imunizante contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Essas medidas buscam ampliar o acesso da população a novas tecnologias de imunização.

O investimento total nos projetos é de R$ 1,26 bilhão, financiado pelo Novo PAC e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já está analisando o pedido de registro da vacina da dengue, que poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 59 anos.

O Ministério da Saúde reforça que, enquanto a vacinação em massa não for iniciada, as ações de prevenção, combate ao mosquito e vigilância epidemiológica continuarão sendo fundamentais para reduzir casos da doença no Brasil.

Com a informação Ministério da Saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.