Gerência da Upa Moacyr Scliar esclarece os motivos dos atrasos nos atendimentos

Nesta segunda-feira (10), seguidores do Porto Alegre 24 Horas enviaram relatos de horas de espera na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Moacyr Scliar, em Porto Alegre. Alguns pacientes relataram um aguardo de até seis horas do momento da triagem até a consulta. A gerência do local explica os motivos desta situação. 

Segundo o que foi esclarecido por Jesse James Selistre, gerente da Upa Moacyr Scliar, todos os pacientes são atendidos conforme a gravidade de cada caso. Dessa forma, situações mais urgentes acabam sendo passadas na frente de pacientes que estão com um quadro menos grave. Sendo assim, ele explica que os atendimentos não são feitos por ordem de chegada. 

Atualmente, o local conta com 17 leitos, mas somente nesta segunda-feira, estava atendendo um total de 48 pacientes. Além disso, foi dito que há pelo menos um ano, a Upa Assis Brasil conta com superlotação. Um dos motivos para essa realidade é o fato de que muitos pacientes de outras cidades acabam procurando o local após encontrarem outras emergências fechadas. Também foi dito que a Upa faz as internações, mas a regulação de leitos do município não está fazendo a retirada dos pacientes. 

“A regulação de leitos do município precisa retirar os pacientes de lá para que possamos internar novos pacientes que precisam, reduzindo o número de internados poderíamos atender mais e em menos tempo. O tempo de espera no ano passado era de 12 a 16 horas, mas reduzimos o tempo em 2025 para de 6 a 12 horas”, afirma. 

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