Intensa onda de calor eleva temperaturas a partir deste domingo no RS

A primeira semana de fevereiro será marcada por uma forte onde de calor que atingirá diversos estados brasileiros.  A partir de domingo (2), os termômetros devem registrar temperaturas próximas a 40°C em grande parte do Rio Grande do Sul. O calor intenso deve se estender até sexta-feira (7), segundo informações do Climatempo.

As temperaturas ficarão bem acima da média climatológica para o mês de fevereiro, que já é conhecido por seus dias quentes. Nas regiões nortemissõescentraloeste e campanha, os termômetros devem marcar até 5°C acima do normal. Já nas áreas mais ao leste, incluindo a Serra e a região metropolitana de Porto Alegre, o calor deve ficar entre 3°C e 5°C acima da média.

Além do calor extremo, pancadas isoladas de chuva estão previstas para a semana, principalmente no período entre a tarde e a noite. No entanto, as precipitações devem ocorrer de forma irregular em todo o Estado, sem alívio significativo para as altas temperaturas.

Esta não é a primeira vez que o Rio Grande do Sul enfrenta uma onda de calor em 2025. Entre os dias 15 e 19 de janeiro, a primeira onda do ano já havia atingido os estados do sul do Brasil, com registros impressionantes. Quaraí (RS) marcou 39,6°CSão Borja (RS) chegou a 39,4°C, e Porto Murtinho (MS) registrou 42,1°C, uma das temperaturas mais altas do período.

O fenômeno La Niña tem influenciado o clima no país, dificultando a expansão do calor. Isso ocorre porque o La Niña favorece a formação de canais de umidade, que ajudam a atenuar as altas temperaturas e limitam sua propagação para outras regiões. Apesar disso, a nova onda de calor conseguiu se estabelecer, especialmente na faixa centro-sul do Brasil, assim como ocorreu com a primeira onda de 2025.

Nestes períodos de muito calor, é importante redobrar os cuidados com a saúde, como manter-se hidratado, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e buscar locais frescos e ventilados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.