Nesta segunda-feira, 4 de novembro, o Brasil implementará uma alteração significativa no esquema vacinal contra a poliomielite. As duas doses de reforço da vacina oral bivalente (VOPb), comumente chamada de “gotinha”, serão substituídas por uma dose injetável da vacina inativada contra poliomielite (VIP).
Dessa forma, o esquema de vacinação contra a poliomielite será composto exclusivamente por doses injetáveis. De acordo com o Ministério da Saúde, essa mudança foi fundamentada em critérios epidemiológicos, evidências científicas e recomendações de entidades internacionais de saúde, com o objetivo de tornar a imunização ainda mais segura.
Países como os Estados Unidos e várias nações europeias já utilizam esquemas de vacinação que contam exclusivamente com a VIP. Até o momento, o calendário vacinal previa três doses da VIP, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por duas doses de reforço da VOPb, administradas aos 15 meses e aos 4 anos.
Desse modo, será aplicada uma dose única de reforço da VIP aos 15 meses, alterando o esquema vacinal da seguinte forma:
- 2 meses: 1ª dose
- 4 meses: 2ª dose
- 6 meses: 3ª dose
- 15 meses: dose de reforço
Apesar dos progressos no controle da poliomielite, a vacinação regular permanece crucial para evitar a disseminação da doença e suas graves consequências debilitantes.