As eleições municipais em Canoas estão prometendo cada vez mais. Faltando menos de dois dias para o pleito, o governador Eduardo Leite declarou, nesta sexta-feira (25) apoio ao prefeito Jairo Jorge (PSD) na corrida pela reeleição. Enquanto isso, a maior base de apoio de Airton Souza (PL) segue sendo o bolsonarismo, representado pelo deputado federal Tenente-Coronel Zucco. Isso deixa todo o cenário eleitoral ainda mais acirrado do que já estava.
Até o momento, o governador Eduardo Leite havia declarado, na última sexta-feira (18), apoio apenas ao candidato Fernando Marroni (PT) em Pelotas. Na ocasião, o governador explicou que seu município natal “ficou dividido entre o petismo e o bolsonarismo”, que é representado por Marciano Perondi (PL). Desta forma, é interessante observar que seu discurso e posicionamento “anti-bolsonarista” também pesou na hora de prestar apoio ao prefeito Jairo Jorge em Canoas, uma vez que Airton Souza está amparado principalmente pelo bolsonarismo.
Conforme adiantado pela coluna, o cenário eleitoral canoense iria dar o pontapé inicial em uma nova fase da polarização da política gaúcha. E tendo em vista que vemos até o momento em 2024, com altas emoções, podemos assumir que essa análise se mostra precisa. Só nos resta esperar para ver como isto vai refletir no pleito de 2026 no estado.