Seria maravilhoso se nossas vidas se assemelhassem aos contos de fadas, onde, apesar de alguns percalços no início, os casais sempre encontram o caminho de ficar juntos para toda a eternidade, vivendo sem complicações, cantando, dançando e desfrutando da vida junto com os animais em algum lugar paradisíaco.
Infelizmente, a vida real difere muito dos contos de fadas. Em nossa realidade, enfrentamos os defeitos da outra pessoa, ciúmes, a rotina, o cansaço, diferentes jornadas e objetivos. São tantos fatores que surgem no caminho até o nosso “final feliz” que, muitas vezes, acabamos por deixar de lado a ideia de um príncipe ou princesa e concentramos nossos esforços em cuidar de nossas próprias vidas.
Contudo, muitas pessoas enfrentam dificuldades em permanecerem solteiras por longos períodos e, consequentemente, acabam sempre mantendo uma segunda opção à disposição, caso o relacionamento atual não se concretize como desejado.
Um estudo conduzido pela empresa de pesquisas online One Poll confirmou essa constatação e revelou que as mulheres são particularmente propensas a essa abordagem. De acordo com a pesquisa, que entrevistou 1000 mulheres, mais da metade delas já identifica uma possível alternativa caso o relacionamento atual não prospere.
“O ditado de que ‘a grama nem sempre é mais verde’ claramente faz sentido para as mulheres de hoje. Elas entendem que tudo pode acontecer e garantem que tenham um sólido plano de apoio, caso as coisas corram mal com o homem atual,” afirmou o porta-voz do OnePoll.com ao portal Daily Mail.
Descobrir que 50% das mulheres nos relacionamentos têm um “Plano B” é um sinal preocupante, disse o porta-voz. Esta notícia pode fazer com que alguns homens em relacionamentos pensem duas vezes antes de não levar o lixo para fora ou escolher uma noite fora em vez de um momento na companhia de suas parceiras. Isso pode desencadear o medo nos homens em todo o Reino Unido e ser uma ótima notícia para as mulheres que procuram por um pouco mais de amor e cuidado.
A maior parte das mulheres indicou que esse “companheiro reserva” é alguém conhecido, possivelmente um amigo de longa data. Mais de 4 em cada 10 mulheres revelaram ter conhecido esses homens enquanto estavam em um relacionamento com seus parceiros, e uma quantidade equivalente de mulheres mencionou que esses substitutos já faziam parte de suas vidas muito antes do relacionamento.
Além disso, 12% das mulheres confessaram que nutrem sentimentos intensos por seu plano B da mesma forma que pelos parceiros atuais, e aproximadamente 7 em cada 10 afirmaram manter contato constante com essas pessoas.
Os resultados da pesquisa indicam que os homens devem estar atentos ao relacionamento e desempenhar seu papel se desejam verdadeiramente ter um futuro ao lado de suas parceiras. As mulheres estão considerando mais o seu futuro e não desejam estar desamparadas. Mesmo não traindo a confiança de seus parceiros atuais, elas estão precavidas caso as coisas não funcionem.
Portanto, a lição que fica é clara: para manter um relacionamento saudável e duradouro, é fundamental que ambos os parceiros se esforcem para atender às necessidades e expectativas um do outro, evitando assim a necessidade de um “Plano B”.