Descoberto Planeta maior que Júpiter “feito de Algodão-Doce”

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriram um exoplaneta, denominado WASP-193b, que possui uma densidade extremamente baixa, comparável a um algodão-doce. Este gigante gasoso, que é 50% maior que Júpiter, surpreendeu os astrônomos devido à sua leveza e composição de gases como hidrogênio e hélio.

De acordo com Khalid Barkaoui, autor principal do estudo, o WASP-193b é “basicamente super fofo”. Sua densidade é tão baixa que, hipoteticamente, ele poderia flutuar na água. Esta característica coloca o planeta como o segundo menos denso já descoberto, de acordo com o relatório na revista Nature Astronomy.

Localizado a 1.200 anos-luz da Terra, o WASP-193b orbita uma estrela semelhante ao Sol, tornando sua existência ainda mais intrigante. A descoberta foi fruto de uma colaboração internacional que envolveu telescópios e cientistas de várias instituições ao redor do mundo.

Os cientistas planejam usar o Telescópio Espacial James Webb para investigar mais a fundo a atmosfera do WASP-193b, na esperança de desvendar os mistérios de sua formação. Esta descoberta não apenas desafia as teorias atuais de formação planetária, mas também abre novas possibilidades de estudo sobre a diversidade dos planetas no universo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.