Uma megaoperação do Ministério Público do Rio Grande do Sul movimentou as cidades de Passo Fundo e Barra Funda nesta quarta-feira (21). Denominada Operação Barba Negra, a ação teve como principal alvo o ex-advogado Maurício Dal Agnol, investigado por envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro relacionado a valores desviados de ações judiciais.
Coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a ofensiva mobilizou cerca de 60 agentes, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão. Durante a operação, foram encontrados aproximadamente R$ 4,7 milhões em dinheiro vivo, além de armas, documentos, celulares, charutos e bebidas de alto valor.
Além do dinheiro, houve o sequestro judicial de 25 veículos e mais de 50 imóveis, além de bloqueios de créditos financeiros ligados aos investigados. Os recursos em espécie foram depositados em juízo no Banrisul.
A ação foi coordenada pelo promotor Diego Pessi, do 7º Núcleo Regional do GAECO – Planalto, e contou com apoio da Brigada Militar. Entre os envolvidos nas investigações estão oito pessoas físicas e diversas empresas, que agora terão seus vínculos apurados com base no material recolhido.
O valor total do esquema investigado ultrapassa R$ 40 milhões, segundo o Ministério Público. As diligências continuam, e a análise do material apreendido deve revelar novos desdobramentos e possíveis responsabilizações.