Programa Apadrinhar está com inscrições abertas em Gravataí

Encerram no dia 5 de junho as inscrições para o projeto Apadrinhar em Gravataí. O programa instituído pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ELO, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), em parceria com Juizado da Infância e da Juventude, e consiste no apadrinhamento afetivo às crianças em situação de acolhimento institucional.

A ação de apadrinhamento visa promover vínculos afetivos significativos e duradouros entre padrinhos voluntários e jovens acolhidos, oferecendo-lhes apoio emocional, convivência familiar, com novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e social.

As inscrições para novos padrinhos e madrinhas devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail [email protected]. Após as inscrições, os candidatos participarão de oficinas formativas como parte do processo de preparação dos candidatos, que ocorrerão às quintas-feiras, a partir das 19 h, na sede da Elo, localizada na Rua Anápio Gomes, 1471, sala 303, Centro – Gravataí. A documentação necessária e demais orientações serão encaminhadas por e-mail após a inscrição e também durante as oficinas.

“O padrinho e a madrinha serão aqueles para a criança como referência de suporte, vínculo e afeto. Aquele dindo ou dinda que pega no final de semana para passear, que leva nas férias, que dá suporte, emocional, sem possuir atrelo financeiro, apenas vínculo e afeto”, apontou Cristiane Santos Rosa, coordenadora do departamento da Criança e Adolescente da SMFCAS.

Confira o cronograma completo das oficinas:

• 13/06 – Expectativas e motivações;
• 20/06 – Aspectos legais do apadrinhamento;
• 27/06 – Vínculos afetivos;
• 04/07 – Especificidades da adolescência;
• 11/07 – Maioridade e desligamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.