900 apenados atuaram em mutirão de limpeza e reconstrução após tragédia climática no RS

Com o objetivo de auxiliar na reconstrução pós-enchentes de 2024, o governo do Rio Grande do Sul mobilizou cerca de 900 apenados para prestar apoio em cidades duramente atingidas, como Encantado, Estrela, Roca Sales e Eldorado do Sul. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e contou com atuação direta da Polícia Penal.

Os trabalhos envolveram a remoção de entulhos, lama, roçada e pintura em escolas, centros esportivos, farmácias e instituições públicas. As ações de limpeza ocorreram também em delegacias, promotorias, defensoria pública e centros de acolhimento, além de suporte logístico para distribuição de doações recebidas.

No município de Eldorado do Sul, mais de 60 detentos participaram das atividades, incluindo a montagem de casas modulares da ONU. Eles foram contratados com base em termos de cooperação que respeitam a legislação, incluindo remuneração parcial e benefícios de remição de pena, garantindo transparência e legalidade no processo.

A SSPS destaca que, além da função ressocializadora, o trabalho prisional se mostrou uma resposta eficiente diante da emergência climática, permitindo o engajamento dos detentos em ações de solidariedade, ajuda comunitária, logística humanitária, infraestrutura urbana, reconstrução social, ações penitenciárias e recuperação estadual.

Com a informação Polícia Penal RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.